GESTÃO / ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Ferramenta gerencial que assegura a implantação de estratégias competitivas, permitindo o direcionamento de recursos humanos, financeiros e tecnológicos para que os objetivos sejam alcançados a curto, médio e longo prazo.


ESTRUTURAÇÃO E ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL

Técnica que visa a definição e implementação de mudanças aptas a aumentar a capacidade de resposta das organizações frente aos desafios externos e de gestão em seu setor, visando à melhoria de seu desempenho por meio dos seguintes instrumentos:
Racionalização da divisão e da coordenação do trabalho;
Otimização dos processos de trabalho;
Aprimoramento da qualidade das decisões estratégicas;
Potencialização das competências e dos recursos disponíveis, os principais benefícios da dequação e alinhamento do modelo organizacional;
Compreensão de todos os envolvidos no processo para que tenham uma noção mais precisa do impacto das suas responsabilidades e trabalho no alcance dos objetivos da empresa, buscando que cada uma das partes da estrutura, contribua, de forma que todas as unidades estejam alinhadas e conectadas umas às outras, criando convergência produtiva e colaborativa entre elas.


CONSTRUÇÃO DA CADEIA DE VALOR

A cadeia de valor empresarial é um conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as fontes de matéria-prima básica, passando por fornecedores, ciclos de produção e de venda, até a fase de distribuição final.
Na cadeia de valor, o custo e a qualidade dos produtos são responsáveis pelas vantagens competitivas.
A redução de custos e a busca de eficiência na utilização dos recursos são os principais objetivos do empresário na hora de rever a cadeia de valor. Desse modo, a empresa consegue ampliar a sua margem (a diferença entre o valor total e o custo das atividades) com base em métodos que possibilitem:
Conhecer a cadeia de valor das funções na realização dos negócios da empresa;
Conhecer o papel (finalidade) de cada função na cadeia de valor do respectivo departamento, atividades geradoras de resultado, competências de suporte e respectivos níveis de competência;
Estabelecer um Modelo de Gestão e Avaliação de Desempenho do negócio por meio das Pessoas;
Capacitar os gestores e os colaboradores para implementação das metodologias do projeto proposto.


MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

O mapeamento de processos é fundamental para os gestores conhecerem os procedimentos de trabalho de cada departamento de sua organização, de modo a auxiliar no processo de decisão, na melhoria da sustentabilidade do negócio, na otimização de processos e
diminuição dos custos operacionais da organização.